O “eu”, a Quietude e o “Eu-Eu”

                         
Livro: Ramana Maharshi Ensinamentos Espirituais

Deus é um Deus pessoal?

Sim. Ele é sempre a primeira pessoa, o “Eu”, sempre à frente de si. Como a sua pessoa dá precedência às coisas do mundo, Deus parece ter-se retirado para um segundo plano.

Se deixar tudo de lado e buscar apenas Ele, apenas Ele permanecerá como “Eu”, o Eu Superior.


Página 112 
Livro: Os Ensinamentos de Ramana Maharshi Em Suas Próprias Palavras

Se a sua pessoa investigar, dentro da sua própria mente, “Quem sou eu?”, o eu individual ficará confuso e cairá por terra no momento em que chegar ao Coração e, imediatamente, a Realidade manifesta-se espontaneamente como “Eu-Eu”.

Embora ela se revele como “Eu”, esse “eu” não é o ego, mas o Ser Perfeito, o Eu Absoluto.


Página 145 

*

... A mente é apenas um conglomerado de pensamentos. De todos os pensamentos o pensamento “eu” é a raiz. Busque Interiormente a fonte da qual surge esse pensamento - “eu”, então, o eu  (o ego)  desaparecerá.   Essa é a busca da Sabedoria; isso é auto-inquirição.

Onde o “eu” desaparece o “Eu-Eu” brilha, espontaneamente. Isso é Infinito, o Todo (Purnam).


Página 144  

*

O “Eu “ afasta a ilusão do “eu” e, mesmo assim, continua sendo “Eu” – tal é o paradoxo da Auto-Realização.

Página 155 

*      

Ramana Maharshi Ensinamentos Espirituais 

O seu dever é ser, e não ser isto ou aquilo. “Eu sou o que eu sou” resume toda a verdade: o método resume-se em “ser em quietude”.  E o que significa a Quietude?  Significa “Destrua-se”;   porque todo o nome  e toda a forma são a causa dos problemas. “Eu-Eu” é o Eu Superior. “Eu sou isto” é o ego. Quando o “Eu” é mantido apenas como o “Eu”, ele é o Eu Superior.  Quando toma uma tangente e afirma “Eu sou isto ou aquilo, sou assim ou assado – é o ego.

Então, quem é Deus? 

O Eu Superior é Deus. Se Deus estivesse separado do Eu Superior, Ele seria um Deus sem Eu Superior, o que é um absurdo.  Para realizar o Eu Superior basta a quietude. O que pode ser mais fácil do que isso?

Assim, atma-vichara (conhecimento do Eu Superior) é o mais fácil dos estados a ser alcançado.

Página 89

Os Ensinamentos de Ramana Maharshi Em Suas Próprias Palavras  

Entregue-se de uma vez por todas e acabe com o desejo. Enquanto houver a noção de que a sua pessoa é o agente, o desejo vai continuar e, assim, o ego também. Mas uma vez que essa noção desapareça o Eu Real brilhará em sua pureza. A prisão é o sentimento de ser o agente e não as acções em si.

Permaneça quieto e saiba que Eu sou Deus”.

A quietude  é a entrega total, sem nenhum vestígio de individualidade.


Então, a quietude  prevalecerá e não haverá agitação mental. 

A agitação mental é a causa do desejo, do sentimento de ser o agente e da personalidade. Se ela for aquietada haverá o silêncio. Nesse sentido, “conhecer” significa “ser” …

Página 95